Em cerimônia realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis na noite de quarta-feira, 22 de novembro, a Prefeitura de Feliz teve dois projetos reconhecidos como inovadores no 5º Prêmio Boas Práticas, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O projeto “Gut Platz – Praças Comunitárias” foi premiado na categoria Esporte e Lazer e o projeto “Cidade MOB: case de sucesso na cobrança de dívida ativa” na categoria Fazenda.
A solenidade de premiação ocorreu junto ao evento Smart Cities Park e a Prefeitura de Feliz esteve representada na premiação pelo prefeito Junior Freiberger e pelo vice-prefeito Jairo Nienow, além da equipe de secretários municipais e servidores diretamente envolvidos nos projetos.
O Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para implementação de políticas públicas locais nas mais diversas áreas. Em todas as 16 categorias, foram premiados apenas 48 do total de 369 projetos avaliados.
De acordo com o prefeito, esta é mais uma premiação que vem para reconhecer o esforço dispendido pela administração com projetos inovadores, que buscam qualificar o poder público e garantir ao máximo o cumprimento do plano de governo. “Ter esse reconhecimento a nível estadual, com projetos de destaque, demonstra que nossa cidade é referência quando se trata da condução correta da gestão pública”, considera.
Conheça os projetos vencedores
GUT PLATZ - PRAÇAS COMUNITÁRIAS
O projeto Gut Platz, do alemão ‘Um bom lugar’, contempla a construção de praças comunitárias em diferentes bairros do município de Feliz. Na primeira etapa, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, estão sendo implantadas sete praças comunitárias em sete diferentes bairros: Bananal, Coqueiral, Picada Cará, São Roque, Vale do Hermes, Loteamento Popular e Roncador.
A elaboração dos projetos foi realizada por profissionais voluntários das áreas de arquitetura e urbanismo e/ou engenharia civil. Cada projeto foi elaborado utilizando elementos e itens pré-definidos pela administração municipal, cabendo ao profissional o uso da técnica e criatividade na elaboração dos projetos, mas com as características e particularidades de cada imóvel.
O objetivo do projeto é oportunizar a profissionais privados a experiência e oportunidade de realizar um projeto para o setor público e para a comunidade, revitalizar espaços públicos que estavam subutilizados, ofertar novos espaços de lazer para socialização da comunidade e otimizar custos com elaboração e acelerar a execução de projetos por parte da Prefeitura.
CIDADE MOB: CASE DE SUCESSO NA COBRANÇA DE DÍVIDA ATIVA
O município de Feliz possui um aplicativo móvel que permite ao cidadão emitir a segunda via do seu IPTU, acompanhar as informações cadastrais do imóvel, de sua empresa, taxas, etc. Esse aplicativo, chamado CidadeMOB, também permite outras ações configuráveis, podendo ser direcionadas a cobrança da dívida dos contribuintes. Integrado ao sistema tributário, decidiu-se por utilizar essas demais funcionalidades, até então não utilizadas, que permitem maior efetividade na cobrança.
Através de um painel que funciona via navegador web, é possível configurar o disparo de e-mail, SMS ou notificação push para qualquer dívida existente no sistema de arrecadação municipal. Desde 2021, já foram enviados mais de 20 mil e-mails, mais de 6 mil torpedos SMS, mais de 2,5 mil notificações push (para quem tem o app instalado em seu celular) e já foi conquistada uma base de mais de 500 usuários que baixaram o aplicativo.
Com a proposta, busca-se utilizar a tecnologia para reduzir a inadimplência, consequentemente aumentando a arrecadação, e reduzir litígios, evitando assim o desgaste com o contribuinte, despesas administrativas e custas processuais. O projeto resultou em queda de inadimplência e consequente aumento de arrecadação. O IPTU, por exemplo, apresentou uma expressiva queda na inadimplência, de 7,08% em 2022 para 5,98% em 2023.
Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/3195/premio-boas-praticas-famurs-gut-platz-e-cidade-mob-recebem-reconhecimento-como-projetos-inovadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário