A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou em 31 de outubro o resultado do seu Índice Firjan de Gestão Fiscal 2023 (IFGF), que tem como base os dados do ano anterior. Feliz conquistou o 1º lugar do Brasil no índice, obtendo nota máxima em todos os quesitos analisados.
Com base em dados oficiais, o IFGF avalia as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. O índice tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a gestão fiscal do município.
- IFGF Autonomia: verifica se as receitas oriundas da atividade econômica do município suprem os custos para manter a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.
- IFGF Gastos com Pessoal: representa quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida.
- IFGF Liquidez: verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no exercício seguinte. Ou seja, se as prefeituras estão postergando pagamentos de despesas para o exercício seguinte sem a devida cobertura de caixa.
- IFGF Investimentos: mede a parcela da Receita Total dos municípios destinada aos investimentos.
Com a soma de 1.000 pontos, a 1º colocação no ranking de 2023 se deu em virtude de uma melhor avaliação do município de Feliz no indicador Investimentos. No ano passado, Feliz apareceu na 136ª posição do ranking, quando a nota total foi 0.9342.
"A gestão fiscal responsável desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e bem-estar da comunidade, e nosso compromisso é contribuir continuamente para alcançar esses objetivos." destaca o secretário da Fazenda, Igor Germano Seibert.
Conforme divulgado em seu relatório, a Firjan avaliou as contas de 5.240 cidades, onde vive 97,1% da população brasileira. O índice é inteiramente construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras. Essas informações são disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Feliz divide a 1ª colocação no Brasil com as outras cidades que também atingiram a pontuação máxima. No Rio Grande do Sul, as cidades que também ficaram no topo da tabela são Augusto Pestana, Paraí, Presidente Lucena e Salvador do Sul.
O prefeito Junior Freiberger ressalta: "Conquistar o 1º lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2023, com nota máxima em todos os quesitos, é uma grande notícia para Feliz. Isso reflete o uso eficiente dos recursos públicos, o que, por sua vez, beneficia diretamente nossa comunidade, traduzindo em mais investimentos para nossa cidade. Isso é uma vitória para todos os nossos cidadãos, pois representa um futuro mais promissor e melhores serviços públicos para Feliz."
A íntegra de todos os resultados do indicador pode ser consultada no site https://www.firjan.com.br/ifgf/.
Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/3156/com-nota-maxima-feliz-conquista-1-lugar-do-brasil-no-indice-firjan-de-gestao-fiscal-2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário