Mais uma vez a cidade de Feliz recebe destaque em uma premiação. A etapa estadual da edição de 2023 do Prêmio Band Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila, reconheceu Feliz com a 3º melhor nota do Rio Grande do Sul no IGMA, o Índice de Gestão Municipal Aquila. A entrega da certificação ocorreu em cerimônia realizada na segunda-feira, 13 de novembro, em evento ocorrido no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde estiveram presentes o prefeito Junior Freiberger e o secretário da Fazenda Igor Germano Seibert.
O prêmio tem o propósito de reconhecer, incentivar, disseminar e valorizar as boas práticas da gestão pública. A premiação é baseada na metodologia IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), uma plataforma desenvolvida com o intuito de medir e avaliar a gestão pública dos municípios, por meio do mapeamento técnico e científico de dados públicos das prefeituras. Todos os dados contabilizados pela plataforma do IGMA passam por uma auditoria e validação externa independente.
A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. O IGMA é dividido em seis pilares: Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; e Saúde e Bem-estar.
Entre os municípios do Vale do Caí, Feliz ficou com a 1ª colocação em duas categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e Educação. Já dentre todos os municípios gaúchos, Feliz ficou na 2º colocação no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência (com nota 82,39) e em 3º lugar no IGMA (com nota 75,92), que é o índice geral que consolida todos os pilares. Feliz concorreu na categoria de municípios de até 30 mil habitantes, mas as colocações são as mesmas dentre o universo de todos os 497 municípios gaúchos.
Para o prefeito Junior Freibeger, o reconhecimento representa o trabalho sério desenvolvido pela gestão municipal nas finanças públicas, que refletem em serviços mais qualificados para os cidadãos felizenses. ‘Recentemente, também conquistamos o 1º lugar do Brasil no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2023, obtendo nota máxima em todos os quesitos analisados, e o 48º lugar nacional no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi. São premiações que nos mostram o trabalho qualificado dos nossos servidores públicos e de uma gestão atenta às obrigações legais’, refere o prefeito.
A íntegra dos resultados do IGMA pode ser conferida no link https://igma.aquila.com.br/.
Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/3171/feliz-conquista-o-podio-em-tres-categorias-do-premio-band-cidades-excelentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário