sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Reunião entre vereadores e secretário de Fazenda busca melhorias em projeto do IPTU

 

A noite de quinta-feira foi de muito trabalho para os vereadores felizenses que se reuniram por quase três horas com o secretário municipal de Fazenda, Igor Germano Seibert, visando discutir e alinhar alterações e emendas a serem realizados no projeto de lei complementar que trata da cobrança do IPTU no Município de Feliz.

O projeto já teve a sua primeira discussão realizada na sessão ordinária do último dia 13 de dezembro e deve ir à votação na próxima sessão, bem como as emendas a serem propostas pelos edis.

Além da nova forma de cobrança do IPTU, duas importantes matérias seguem na Casa Legislativa: o Orçamento de 2022 e a alteração no Plano Diretor que trata da ampliação da zona urbana do Munícipio de Feliz.


Link: https://www.camarafeliz.rs.gov.br/web/noticia/5629/reuniao-entre-vereadores-e-secretario-de-fazenda-busca-melhorias-em-projeto-do-iptu

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

86% dos contribuintes terão IPTU reduzido se projeto for aprovado na Câmara de Vereadores

 


Nesta quarta, 8, o prefeito, Junior Freiberger, e o secretário da Fazenda, Igor Seibert, receberam a imprensa local para anunciar que 86% dos contribuintes terão o seu IPTU reduzido, o que representa R$900 mil em descontos para os contribuintes. Na ocasião também foram apresentados os programas de incentivos que podem chegar a 30% de desconto no valor do IPTU. Após a apresentação, os representantes do executivo protocolaram na Câmara de Vereadores o encaminhamento do Projeto de Lei Complementar 144/2021.

‘Há quase um ano trabalhamos neste novo estudo, motivados pelo desejo de trazer justiça tributária aos nossos munícipes e também por cumprir o compromisso firmado durante pleito eleitoral. E depois de um trabalho árduo, que exigiu muita atenção e dedicação, alcançamos nosso objetivo, e 86% dos contribuintes terão seu IPTU reduzido’, declarou o prefeito, Junior.

 

O novo estudo do IPTU foi um compromisso firmado durante pleito eleitoral, pois atualmente, o município de Feliz tem um dos IPTUs mais caros da região. Outra demanda trazida pela população e que neste novo documento terá uma nova visão, é a cobrança do imposto sobre galpões no interior. ‘Encontramos IPTUs que cobravam o galinheiro que tinha na propriedade, isso é algo que não está certo. Sendo assim, galpões utilizados pelos produtores do interior apenas para armazenagem de ferramentas ou outros itens de uso diário, não serão nem mesmo cadastrados, resultando na não cobrança do tributo’, destacou, Junior.

 

Áreas no interior que hoje são tributadas em sua totalidade passarão a ser consideradas apenas o que de fato se utiliza da estrutura urbana, ou seja, no máximo 1.000m². Outro comunicado importante é a não incidência do IPTU para os produtores rurais aposentados a partir do momento que nova lei for aprovada pelo Câmara de Vereadores. ‘O produtor rural que trabalhou a vida toda, não pode chegar na sua aposentadoria e receber um carnê do IPTU para pagar, sendo assim, a partir deste novo estudo, aposentados rurais não pagarão este tributo’, declarou o secretário da fazenda.




Mas o trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano, não apenas reduziu o valor do IPTU de alguns contribuintes, mas também, criou programas de incentivo, como por exemplo, o programa para bom pagador. Aquele munícipe que nada deve, ou que pagar em cota única, ou ainda, que estiver totalmente regularizado com o município, poderá receber 5% para cada uma dessas situações, podendo chegar até 15% de desconto.

 

O programa de consciência ambiental traz uma série de ações que podem resultar em descontos, como por exemplo: a implantação do sistema de captação da água da chuva, ou  a utilização do sistema de energia eólica ou placas solares, que beneficiará com, no máximo, 5% de desconto. Já o programa de acessibilidade urbanismo, traz 5% de abatimento a partir de imóveis que invistam em passeio público adaptado e 5% para construções em estilo Enxaimel - Fachwerk ou construção com estilo semelhante.

Para todos os descontos ofertados a partir dos programas de incentivo, há um teto de 30% de desconto, não podendo esse percentual ser ultrapassado. ‘Não podíamos apenas reduzir o IPTU, queríamos mais, criamos programas de incentivo, que motivem a população a contribuir com a nossa cidade tendo vantagens na hora de pagar o seu tributo’, salientou o secretário da fazenda.

 

Outro dado muito importante trazido durante a conversa, foi o quanto a redução para esses 86% dos contribuintes, representa na arrecadação do município. ‘Hoje, o município abriu mão de R$900 mil da sua receita, valor esse que deixa de ser investido em pavimentação, saúde, infraestrutura e novos projetos. Mas temos certeza que fizemos a escolha certa, por que o povo felizense clamava por essa justiça tributária’ destacou, o prefeito.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2710/86-dos-contribuintes-terao-iptu-reduzido-se-projeto-for-aprovado-na-camara-de-vereadores

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Administração fala sobre novo estudo do IPTU

 


Nesta terça, 30, a Administração realizará uma apresentação ONLINE, às 19h, na página do facebook da Prefeitura, sobre o novo estudo do IPTU. Na ocasião, o consultor responsável pelo desenvolvimento e aplicação do novo estudo deste tributo, estará falando sobre como o trabalho está sendo conduzido. A população poderá enviar suas dúvidas durante a apresentação.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2698/administracao-fala-sobre-novo-estudo-do-iptu

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha são temas de reunião

 


A Administração Municipal se reuniu nesta semana para debater os dados e as situações dos últimos anos sobre os temas de Educação Fiscal e da Nota Fiscal Gaúcha. Entre os assuntos mais abordados estavam os dois programas implantados na gestão atual, o programa ISS da Gente, que visa fomentar e incentivar a prestação de serviço local e o 1º Seminário de Educação Fiscal, desenvolvido para os alunos do Ensino Fundamental aprenderem sobre a importância do tema para a vida adulta.


A Nota Fiscal Gaúcha é um programa do Estado que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores. Na reunião, também foi ressaltada a importância da inclusão do CPF na nota fiscal e todos os benefícios que este hábito resulta para os munícipes e o município.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2689/educacao-fiscal-e-nota-fiscal-gaucha-sao-temas-de-reuniao

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

1º Seminário de Educação Fiscal trouxe diversos conhecimentos aos estudantes

 


‘Educação fiscal é bem importante; Seu objetivo é formar cidadãos; que querem seus direitos’, esta foi uma parte de um poema desenvolvido pelo aluno Miguel Lamb, participante do evento e que representa bem o objetivo do 1° Seminário de Educação Fiscal realizado na manhã desta quarta, 27, no Centro Cultural. O evento foi promovido pela Secretaria da Fazenda aos alunos dos 8° e 9º anos do Ensino Fundamental das Escolas Alfredo Spier e Cônego Alberto Schwade.



A programação iniciou com uma linda apresentação do saxofonista, José Vitor Ferreira, recepcionando os alunos. Após, houve a fala do Prefeito, Junior Freiberger, sobre sua atuação como Secretário da Fazenda e a importância do conhecimento sobre tributos e impostos. ‘Os alunos precisam conhecer essa realidade para poder entendê-la na prática. Por isso, este evento é fundamental para eles. Parabéns aos organizadores deste evento, parabéns aos alunos e professores pelos trabalhos realizados sobre a educação financeira’, ressaltou, Junior.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2663/1-seminario-de-educacao-fiscal-trouxe-diversos-conhecimentos-aos-estudantes

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Fazenda promove o 1º Seminário de Educação Fiscal

 


Destinado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e com intenção de ampliar os conhecimentos sobre educação fiscal, oportunizar o compartilhamento de estudos e conhecer novas experiências da gestão fiscal e sua importância ao cidadão, a Secretaria da Fazenda promoverá o 1° Seminário de Educação Fiscal. O evento está marcado para o dia 27 de outubro, das 8h às 11h, no Centro Cultural.

 

Após a recepção com uma atividade cultural, o Prefeito Junior Freiberger fará um depoimento sobre sua atuação como Secretário da Fazenda. Em seguida, haverá uma conversa sobre a Importância da Educação Fiscal, com o Secretário da Fazenda, Igor Germano Seibert. A atividade também contará com um café da manhã e mais uma atividade cultural e o compartilhamento das atividades realizadas pelos alunos nas escolas. Para finalizar a manhã, haverá uma roda de conversa sobre o empreendedorismo, mediada pelo Secretário Igor e como convidados estarão presentes, o Secretário de Desenvolvimento, Cleber Schütz e Agente de Desenvolvimento, Eduardo Knak.

 

‘Realizar atividades sobre a Educação Fiscal é um passo importante para a compreensão de uma cidadania ativa, participativa e solidária, tornando os nossos adolescentes mais conscientes sobre seus direitos e deveres no futuro. Assim, formaremos alunos capazes de lutar por uma sociedade mais justa, além de desenvolver valores e atitudes neles’, explica, Igor.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2646/fazenda-promove-o-1-seminario-de-educacao-fiscal

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Município receberá mapeamento terrestre nos próximos dias

 


A Administração informa que nos próximos dias, circulará pelas ruas do Município, a unidade móvel do mapeamento terrestre do Georreferenciamento, que faz parte do novo estudo do IPTU. Desta forma, a Administração pede que caso os munícipes vejam este veículo circulando pela cidade, não estranhem a movimentação. A primeira etapa, foi o mapeamento aéreo, através de uma aeronave tripulada. Agora, após o recolhimento dos dados terrestres, eles serão vinculados com os dados aéreos por GPS.

O objetivo da Prefeitura com o Georreferenciamento é atualizar os dados cadastrais, análise real de todos os imóveis, organização, sustentabilidade e eficiência para a gestão.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2623/municipio-recebera-mapeamento-terrestre-nos-proximos-dias

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Município quita imóvel visando segurança financeira

 


Na última terça, 31, a Administração Municipal quitou antecipadamente o contrato de compra de um imóvel que foi adquirido em 2020 no valor de 450 mil e que já havia gerado ao Município um gasto de 100 mil em juros, devido a alta no indexador (IGP-M), o qual teve uma forte variação em 2020 de 23,14%. Para 2021, a previsão é que seja de 19,52%, o que geraria mais gastos com juros.

 

Para entender:

 

Em 2019, a Lei Nº 3.665, de 26 de dezembro de 2019 autorizou o Poder Executivo Municipal a adquirir um imóvel de propriedade do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul S.A. O imóvel é constituído em uma fração de terras urbanas, sem benfeitorias, com área superficial de 28.068,30 m², localizada na Rodovia Estadual RS 452, Km 03, Bairro Bom Fim, pelo valor de R$450.000,00. 

 

A negociação foi realizada da seguinte forma:

 

Negociação = R$ 450.000,00 a ser pago em 10 parcelas anuais de R$ 45mil IGP-M sobre o saldo devedor. O índice adotado (IGP-M) apresentou uma variação muito forte no ano de 2020 e 2021. Em 2020, o acumulado foi de 23,14% e em 2021 a previsão é de 19,52%. Na época, não se projetava que o cenário econômico alcançaria estes percentuais.

 

Diante deste cenário instável e já causando aos cofres públicos o prejuízo de 100 mil, a Administração buscou alternativas de renegociação com o Banrisul, visando a mudança no indexador, considerando que a arrecadação de tributos e os demais contratos da administração pública estão vinculados ao indexador IPCA. Sem sucesso na renegociação e a fim de minimizar prejuízos futuros ainda maiores, o município decidiu quitar antecipadamente o contrato em 31 de agosto de 2021.

 

Com a quitação o município desembolsou, no dia 31, o valor de R$407.000,00 em recursos próprios, os quais foram realocados de outras áreas e interferindo na execução de outros projetos e demandas, como por exemplo: pavimentação comunitária, melhorias na iluminação pública por meio da aplicação de lâmpadas de led, compra e manutenção de containers de lixo, melhorias em espaços públicos. Tudo isso, a fim de estagnar prejuízos futuros, diante da incerteza nas projeções de mercado.

 

Com a quitação, além dos R$ 450 mil original da dívida, foram pagos R$ 153.266,22 a título de IGP-M. 

 

Agora, o imóvel passará para a titularidade do município oficialmente e um passivo com previsão de mais oito anos de pagamentos é extinto.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2601/municipio-quita-imovel-visando-seguranca-financeira

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Primeiro sorteio do Programa ISS da Gente!

 


A Secretaria de Fazenda realizará nesta sexta, 30, o primeiro sorteio do Programa ISS da Gente. Serão sorteados 10 vale-compras no valor de R$250. No período de 1º de Abril a 30 de Junho, foram emitidas 128.783 notas, representando R$ 32.875.122,25 em notas de serviço. Sendo assim, participarão do sorteio 407.019 cupons eletrônicos.

 

E para quem ainda quiser participar dos próximos sorteios é muito fácil e simples, veja abaixo:

O que é o ISS da Gente? A Secretaria da Fazenda instituiu o Programa de Fomento à Economia de Feliz, denominado "O ISS da gente". O ISSQN ou ISS, como é chamado, é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza que tem como seu fato gerador a prestação de serviços. Ele é recolhido até dia 20 do mês subsequente ao fato gerador e emissão da nota fiscal de cada estabelecimento que presta serviço.

Como participar do programa? O cidadão precisa apenas solicitar a emissão da nota fiscal do estabelecimento onde contratou a prestação de serviço. É importante ressaltar que as Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas - NFS-e são obrigatoriamente emitidas com o CPF ou CNPJ do tomador dos serviços, pelo sistema da Prefeitura.

 

Como funciona o programa? A cada R$ 50,00 em serviços contratados, o contribuinte tomador (contratante) receberá um cupom eletrônico para sorteio, sendo que o valor é cumulativo. Por exemplo: na contratação de um serviço de R$ 70,00, automaticamente, será gerado um cupom eletrônico pelos R$ 50,00 e um saldo de R$ 20,00 até a próxima contratação. Se contratar mais R$ 30,00, automaticamente, recebe mais um cupom.

Os sorteios serão trimestralmente, sorteios realizados até o último dia útil do mês subsequente ao trimestre correspondente. Confira os prêmios e as datas dos próximos sorteios:
-2º Sorteio: 10 vale-compras de R$ 250,00- NFS-e emitidas entre 01/07 até 30/09: sorteio até último dia útil de outubro.

- 3º Sorteio: 10 vale-compras de R$ 250,00- NFS-e emitidas entre 01/10 até 31/12: sorteio até último dia útil de janeiro.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2551/primeiro-sorteio-do-programa-iss-da-gente

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Prefeito acompanha novo estudo do IPTU

 


Nesta quarta, 14, o Prefeito Junior Freiberger e o Secretário da Fazenda Igor Seibert acompanharam mais uma etapa da aplicação da metodologia face de quadra, a qual está sendo desenvolvida pelo consultor tributário Pablo Sabadin Chaves. O novo estudo do IPTU foi um dos principais compromissos estabelecidos pela nova gestão durante o pleito eleitoral.

A nova leitura deste imposto terá um grande fator de contribuição que será o Georreferenciamento, o qual teve sua contratação assinada também nesta quarta pelo Prefeito. Segundo o Secretário da Fazenda, nos próximos dias haverá uma aeronave realizando um mapeamento aéreo, assim como um veículo executando um levantamento fotográfico 360 graus de Feliz, estilo Google Street View.

Para Junior, este é um passo muito importante na busca por uma resposta para a população e também para que o município tenha uma atualização dos dados cadastrais voltados a gestão tributária, pois principalmente o que buscamos é uma justiça tributária para todos os envolvidos.

Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2538/prefeito-acompanha-novo-estudo-do-iptu

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Administração se reúne para abordar assuntos sobre a Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha

 


Administração se reúne para abordar assuntos sobre a Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha. O Secretário da Fazenda Igor Seibert, deu início a conversa trazendo dados e situações dos últimos anos, assim como os projetos e ações a serem realizadas na sequência e quais já estão em execução, como por exemplo, o ISS da Gente que visa fomentar e incentivar a prestação de serviço local.


A Nota Fiscal Gaúcha é um programa do Estado que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores. Durante a reunião, também foi ressaltada a importância da inclusão do CPF na nota fiscal e todos os benefícios que este hábito resulta para os munícipes e o município.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2525/administracao-se-reune-para-abordar-assuntos-sobre-a-educacao-fiscal-e-nota-fiscal-gaucha

segunda-feira, 29 de março de 2021

Governo do Estado lança site de Educação Fiscal

 


Foi lançado o novo site da Educação Fiscal do governo do Estado, com o objetivo de trazer maior interatividade e espaço para o compartilhamento das ações de educação fiscal de diferentes atores no Rio Grande do Sul, conectando uma rede de pessoas para troca de experiências e conhecimentos sobre o tema. O site está disponível para envio de divulgações das ações municipais através do Fale Conosco, bem como concentra a divulgação de oportunidades de formação, mapa com a compilação das 332 legislações municipais sobre Educação Fiscal existentes no Estado e informações relevantes sobre o tema. Acesse o site em www.educacaofiscal.rs.gov.br


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2474/governo-do-estado-lanca-site-de-educacao-fiscal

terça-feira, 23 de março de 2021

Administração adota medidas fiscais de apoio ao contribuinte

 


Sabemos que o momento que estamos enfrentando é delicado e que a nossa população felizense tem sofrido impactos socioeconômicos e fiscais. Por esse motivo, a Administração Pública lança Pacote de medidas com objetivo de preservar os recursos de pessoas físicas e jurídicas nesse momento mais sensível.

 

Isso porque, é notório o impacto das medidas restritivas e sanitárias no faturamento das empresas, em especial as de pequeno porte dos ramos comerciais e de prestação de serviços, bem como na renda das pessoas e famílias.

 

As medidas a seguir entram em vigor a partir dessa terça - feira, 24.

 

- PRORROGAÇÃO DO PAGAMENTO ALVARÁ: o pagamento da taxa de fiscalização (Alvará) e taxa de fiscalização sanitária foi prorrogado por 60 dias, sendo assim, passam a vencer dia 31 de maio.

- ISSQN FIXO: o pagamento do ISS fixo (autônomos) foi prorrogado por 60 dias, passa a ter o vencimento no dia 31 de maio.

 

- PRORROGA PRAZOS DOS VENCIMENTOS DOS PARCELAMENTOS DA DÍVIDA ATIVA: as parcelas vencidas de 1º de março a 30 de abril passam para o final do parcelamento, à requerimento do contribuinte, mantido o mesmo valor, sem incidência de multa e juros.

 

- IPTU: uma das primeiras ações da Administração foi o congelamento do IPTU, impedindo o reajuste de 4,52%, impulsionado pela sensibilidade diante do momento vivido pela população felizense. Ainda como forma de contribuição, todo calendário foi pensado de forma a espaçada, com a 1ª cota única em março, a 2ª com 5% de desconto em 10 de maio e ainda com a possibilidade de parcelamento em até 6x no cartão de crédito ou no carnê.

 

Segundo o Secretário da Fazenda, Igor Seibert, essas medidas foram planejadas com base nas reais possibilidades fiscais do município, buscando auxiliar os contribuintes impactados pelas medidas restritivas, sem comprometer a saúde financeira.

 

Para o Prefeito Junior Freiberger, conseguir implementar essas demandas é responder as solicitações dos empresários e da população em geral, que sofre com os reflexos das restrições impostas pelo Governo Estadual.

 

A Administração Pública destaca que essas medidas fazem parte de um conjunto de ações para fomentar o comércio e a indústria local.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2470/administracao-adota-medidas-fiscais-de-apoio-ao-contribuinte

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Nova gestão recebe boas vindas da ACISFE

 


O prefeito Junior Freiberger, o vice - prefeito Jairo Nienow, o secretário de desenvolvimento Anderson Winter e o secretário da fazenda, Igor Germano Seibert participaram da primeira reunião de lideranças da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Feliz (ACISFE), no restaurante Quartzo.

 

Na ocasião, a nova gestão da administração pública, recebeu as boas vindas oficialmente e se colocou à disposição para compor nova diretoria de forma voluntária, que terá a tarefa de gerir a entidade pelos próximos dois anos.

 

Durante o encontro, foi tratado sobre o planejamento para o ano 2021, relembrando os desafios enfrentados em 2020.  Foi destacada a mobilização dos associados e da entidade atuando junto à Federasul, lutando pelo direito de trabalhar e do engajamento contra o aumento de impostos do estado.

 

Segundo o prefeito Junior Freiberger, é sempre bom dialogar com a Acisfe, pois a considera uma indutora do desenvolvimento. A conversa com o grupo de lideranças municipais fluiu para coisas mais práticas, como o estacionamento na cidade, atração de novas empresas, criação de políticas de valorização das empresas locais.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2415/nova-gestao-recebe-boas-vindas-da-acisfe


quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Congelamento do IPTU é aprovado pelos vereadores

 


O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, é um dos assuntos mais levantados pela comunidade felizense, considerando que o município tem um dos IPTUs mais elevados da região. Esse tema também foi pauta durante o pleito eleitoral, onde a gestão atual, se comprometeu em dar uma atenção especial a este imposto.
 
No entanto, a revisão de valores não acontece de forma rápida, principalmente por que o fato gerador ocorre no dia 1º de janeiro, além disso, essa revisão demanda tempo e pessoas especializadas para que seja realizada da forma correta e legal, garantindo que a comunidade não saia prejudicada.
 
Mas como forma de dar o primeiro passo a uma revisão desta tributação, foi enviado pelo executivo ao legislativo, o projeto 001/2021 que tem por objetivo o congelamento dos valores do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU para o exercício de 2021, através da não incidência de atualização monetária pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, para ser votado em sessão extraordinária, realizada nessa segunda – feira, 18.
 
Este projeto entrou em pauta já na primeira reunião extraordinária, pois a questão do IPTU será uma das prioridades da atual gestão, após ter sido objeto de forte debate nas eleições municipais de 2020.
 
Outra justificativa, é o desejo em minimizar os impactos econômicos decorrentes da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) na população felizense, tendo em vista as restrições impostas no decorrer da pandemia, as quais atingiram diretamente nosso desempenho econômico.
Segundo prefeito Junior Freiberger, “a questão do IPTU será uma das prioridades da nossa gestão, pois foi objeto de forte debate nas eleições municipais de 2020.
 
Neste momento, o que é possível legalmente realizar, é o congelamento, já que a legislação não permite outras mudanças para o presente exercício, em razão das limitações ao Poder de Tributar e princípios constitucionais tributários, como a anterioridade de exercício e a anterioridade nonagesimal. ”
 
É preciso destacar, que este congelamento é unicamente para o valor do IPTU, não abrangendo o valor da taxa de coleta de lixo, uma vez que esta é decorrente de um serviço terceirizado, o qual não está sobre nosso controle. Sendo assim, a taxa de coleta de lixo terá reajuste.
 
Para o secretário da fazenda, Igor Seibert, essa é uma demonstração de que a administração atual está sim, comprometida com este assunto e que ao longo 2021, a secretaria da fazenda estará estudando de forma intensa, toda metodologia aplicada atualmente e os impactos que representam para os felizenses. Buscando melhores alternativas para se ter um IPTU justo em 2022.”

Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2413/congelamento-do-iptu-e-aprovado-pelos-vereadores