Aliando praticidade, modernidade, eficiência e transparência, as plataformas digitais chegaram para trazer mais benefícios para a vida de todos. Por isso, o município de Feliz é uma das cidades que investe em tecnologia para seus munícipes. Por meio de aplicativos e ferramentas digitais, é possível contar com os serviços na palma da mão.
Atualmente, 50% dos protocolos recebidos no Município estão sendo abertos pelos cidadãos por meio de sites ou aplicativos. Além disso, apenas no primeiro semestre do ano de 2023, já foram economizadas 100 mil impressões, se comparado com o mesmo período do ano de 2022, quando o processo digital ainda não estava implantado.
Tudo isso sem contar uma economia em torno de 50% na compra de materiais de expediente no ano 2023, como papel, grampos, clips, pastas, caixas de arquivos, envelopes, dentre outros itens. ‘Em apenas 6 meses a economia em impressões representa um valor em torno de 13 mil reais, proporcionando uma redução de custos ao Município’, destaca a Secretária-Geral de Gestão Pública, Patrícia Carine Britz Zimmer.
São vários os aplicativos e ferramentas disponíveis para os cidadãos, que chegaram para preencher uma necessidade e trazer mais modernidade, tecnologia e praticidade. Se, anteriormente, a realidade era enfrentar dificuldades na comunicação e no acesso ao andamento de processos e demandas, por exemplo, com a chegada das ferramentas digitais, todos os processos foram otimizados, trazendo economia, transparência e menos burocracias.
‘A Administração Municipal procurava por uma solução que pudesse tornar o serviço cada vez mais eficiente e facilitar o dia-a-dia dos servidores e cidadãos. Além disso, com as pessoas cada vez mais conectadas, havia a necessidade da gestão pública também se modernizar e facilitar o acesso às informações para a população’, explica Patrícia.
Entre os benefícios trazidos pela chegada dos meios digitais, é possível destacar a melhoria da comunicação interna, padronização dos processos, rapidez na tramitação de documentos, segurança e eficiência no gerenciamento dos dados, indicadores e relatórios em tempo real e economia aos cofres públicos.
Maior revolução administrativa da história
Uma das plataformas responsáveis por mudar a rotina dos processos e melhorar o relacionamento entre poder público e cidadãos foi a 1Doc. ‘A implantação do processo digital na Administração, através da contratação da plataforma 1Doc, ocorreu em maio de 2022 e pode ser considerada a maior revolução administrativa da história do Município. Além de otimizar as rotinas administrativas e a comunicação interna, a Plataforma 1Doc se tornou uma aliada do servidor, respaldando suas ações e garantindo a segurança dos documentos tramitados’, destaca Patrícia.
As mudanças e facilidades podem ser percebidas em diferentes áreas, inclusive no gerenciamento das finanças públicas. ‘Para a Secretaria da Fazenda, o Cidade Mob permite um controle mais eficiente das contas públicas e um acompanhamento mais próximo da dívida ativa. Os avisos e alertas encaminhados de forma digital impactam positivamente, pois atingem o destinatário, que por sua vez procura a Prefeitura para regularizar a situação, evitando futuros litígios e execuções fiscais. É o chamado ‘ganha/ganha’, onde o contribuinte é beneficiado e o poder público também’, salienta Igor Germano Seibert, secretário da fazenda.
‘Todas essas ferramentas visam auxiliar o contribuinte, permitindo um acesso facilitado à Prefeitura, sem comprometer a rotina do cidadão. Além de permitir mais praticidade, economia de tempo e dinheiro e, por fim, mais agilidade no atendimento também’, pontua Igor.
De acordo com o Secretário, é importante ressaltar que todos os serviços funcionam de forma digital, mas para aqueles que precisam de um atendimento pessoal ou que não possuam acesso tecnológico, qualquer atendimento pode ser realizado presencialmente, mediante o setor de protocolo da Prefeitura.
Conheça alguns canais digitais disponíveis para a população
1 Doc: Plataforma de gestão eletrônica de documentos, que tem por objetivo trazer mais transparência, agilidade e eficiência para o setor público. Nesta plataforma, o cidadão pode enviar suas solicitações através do Protocolo Digital e da Ouvidoria Digital. Toda a comunicação, tanto interna quanto externa, é rastreada com total transparência, sendo possível saber quando a mensagem foi recebida e vista pelo seu destinatário e quando o documento foi acessado, com data e hora. É também por meio desta plataforma que são realizados os memorandos internos e procedimentos administrativos pelos servidores públicos, como requisições de compra e pagamento de fornecedores.
Protocolo Digital: Disponível 24 horas por dia, a ferramenta permite que os cidadãos, empresas ou fornecedores enviem as suas solicitações de forma rápida, sem a necessidade de deslocamentos. O sistema envia notificações ao requerente sobre as atualizações do andamento assim que encaminhados ou resolvidos. São centenas de serviços digitais disponíveis via Protocolo da Prefeitura.
Ouvidoria Digital: É o canal por meio do qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos municipais. As demandas dos cidadãos são registradas no site da Prefeitura ou via smartphone (de forma identificada, sigilosa ou anônima) e encaminhadas de forma rápida e organizada aos setores responsáveis, garantindo um atendimento mais ágil e eficaz. A população pode visualizar o andamento de suas solicitações e receber retorno sobre as ações adotadas. Se a demanda na ouvidoria for registrada com a identificação do cidadão, são enviadas notificações automáticas para informar o andamento do pedido.
Cidade Mob: Aplicativo gratuito para celulares, o Cidade Mob permite que pessoas físicas e jurídicas façam com rapidez consultas sobre seus cadastros no Município, imóveis e empenhos, emita guias de impostos. Para as empresas que prestam serviços à Prefeitura, o aplicativo disponibiliza uma ferramenta para acompanhamento do processo de empenho em todas as fases. A ferramenta também possui um espaço exclusivo para o servidor público, com acesso à folha de pagamento, férias e contracheque.
Mentor: Trata-se do sistema onde são compilados todos os atos legais do município, como leis, decretos, editais, portarias, dentre outros. Os dados ficam disponíveis online, o que significa a simplificação de pesquisa e de processos burocráticos, graças à centralização de informações em um ambiente único e seguro. O sistema está disponível também para o munícipe, que pode consultar todos os documentos de forma consolidada, ou seja, com todas as atualizações de redação dos atos legais.
Diário Oficial Eletrônico: Todos os atos legais do Poder Executivo são publicados diariamente no diário oficial eletrônico, disponível online, o que o torna acessível a um público muito maior, uma vez que qualquer pessoa com acesso à internet pode consultar as informações nele contidas, garantindo transparência do poder público e gerando a comunicação mais próxima entre a prefeitura e a população.
Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/3121/plataformas-digitais-disponibilizadas-pelo-municipio-trazem-praticidade-e-modernidade-na-palma-da-mao
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