terça-feira, 28 de junho de 2022

Feliz é 1º da Região do Vale do Rio Caí no Ranking de qualidade da informação Contábil e Fiscal no Siconfi

 


Município de Feliz é 1º colocado da Região do Vale do Rio Caí no Ranking da qualidade da informação Contábil e Fiscal no Siconfi, e 3° no ranking a nível Estadual e 4° no ranking a nível Nacional.

 

O Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional que foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi - e, consequentemente, disponibiliza para acesso público. A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.


O posicionamento dos municípios pode ser observado por vários recortes. Primeiro uma visão nacional que contempla todos os municípios da federação. Feliz ocupa a 3ª posição, juntamente com Belo Horizonte. No Ranking microrregional dos municípios, que compara com os municípios das mesma microrregião, que é uma delimitação estabelecia pelo IBGE, Feliz ocupa a 1ª posição.




Para Eliseu Vogt, contador da Prefeitura Municipal, a execelente colocação do município é um orgulho para toda equipe da Fazenda. "Estarmos hoje entre os primeiros é sinônimo de muito trabalho, desta gestão e das anteriores, mas principalmente de toda equipe que compõe a Secretaria da Fazenda e demais departamento da Administração, que sempre prezaram pela qualidade e transparência da informação contabil e fiscal.", enfatiza, Eliseu. 

 

Segundo o Secretário da Fazenda, Igor Seibert, esta é uma conquista muito valiosa para o município. "Parabéns a todos que fazem isso acontecer.  A equipe da Secretaria da Fazenda, junto com os demais setores, prezam pela responsabilidade e comprometimento com o trabalho. Esse reconhecimento demosntra o quanto o município de Feliz está comprometido com a informação transparente e com a seriedade do trabalho realizado", destacou, o secretário.

 

Ao parabenizar a equipe, o prefeito, Junior Freiberger, destacou a importância da equipe trabalhar alinhada e com os mesmos objetivos. "Ter responsabilidade fiscal e contabil, é ter responsabilidade e zelo pelo dinheiro do contribuinte", destacou, Junior.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2842/feliz-e-1-da-regiao-do-vale-do-rio-cai-no-ranking-de-qualidade-da-informacao-contabil-e-fiscal-no-siconfi

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Encontro entre professores e Administração discute a importância da educação fiscal e a NFG no Município


 

Nesta terça, 22, a Administração Municipal se reuniu com professores e Secretaria de Educação e Desporto para falar da importância e discutir formas de introduzir mais ainda a educação fiscal e o Nota Fiscal Gaúcha no Município.

No encontro, a Coordenadora de Educação Fundamental, Vani Zimmermann, disse que algumas ações já começaram a ser aplicadas. Entre elas, a distribuição de folders para os professores falando sobre os programas estaduais e a fixação de cartazes em todas as escolas. A intenção é de que os professores repassem o funcionamento e importância desses temas ao alunos, que por sua vez, ensinam os pais e mais pessoas acabam sendo alcançadas.

Além da intensa divulgação da Educação e Desporto, o objetivo é que as demais secretarias do Município realizem ações em prol destes assuntos. Desta forma, o encontro serviu para traçarem ideias de como atingir o restante da comunidade felizense.


"A educação fiscal é mais que um conhecimento necessário para a população. É a forma da construção de uma consciência voltada para a cidadania e participação do cidadão no funcionamento dos instrumentos fiscais do Estado.", explica o Secretário da Fazenda, Igor Seibert.
Quem ainda não é cadastrado no NFG, pode entrar no site www.nfg.sefaz.rs.gov.br e realizar seu cadastro de forma gratuita. Assim, estará sempre concorrendo a prêmios mensais.


Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2836/encontro-entre-professores-e-administracao-discute-a-importancia-da-educacao-fiscal-e-a-nfg-no-municipio

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Educação fiscal é tema nas escolas do Município

 


Na reunião realizada na última quarta, 15, os professores do Ensino Fundamental receberam materiais sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha e sobre o Receita da Sorte. “Nós, da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria da Fazenda, queremos ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a educação fiscal e estes programas estaduais são peças fundamentais para alcançar nosso objetivo”, explica a Coordenadora de Educação Fundamental, Vani Zimmermann. Além disso, em todas as escolas municipais, foram fixados cartazes sobre os Programas, auxiliando ainda mais na divulgação.


A partir de apostilas com conteúdos fiscais, as quais serão trabalhadas em sala de aula, este assunto começa a ser inserido no dia a dia dos alunos. Noções básicas de impostos, faz com que os alunos desprendam mais atenção e consciência sobre o dinheiro destinado aos impostos. “Com os filhos aprendendo sobre a educação fiscal, os pais aprendem junto, sabem a quantidade impostos que pagam e aprendem qual a finalidade de participar dos sorteios estaduais.”, declara, Vani. A perspectiva agora é que o assunto seja tratado de forma mais constante nas escolas.



Link: https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2832/educacao-fiscal-e-tema-nas-escolas-do-municipio